Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Visita à Cidade de Goiás

Justamente durante as comemorações dos dez anos da Cidade de Goiás como Patrimônio Mundial, recebi como presente de Natal, uma inesquecível viagem à Cidade de Goiás. Para mim foi a concretização de uma sonho, afinal desde de comecei a estudar literatura fiquei apaixonada pela obra da Poetisa Cora Coralina e um dos meus sonhos como amante da língua portuguesa e em especial da literatura, era conhecer sua casa e a cidade onde viveu, também por ter vivido ali o renomado escritor goiano e matéria do meu trabalho de conclusão de curso, o escritor Hugo de Carvalho Ramos. Tudo o que já havia lido e visto de imagens sobre esta histórica cidade foi muito pouco diante do que presenciei naquele lugar. 
Sou apaixonada por Goiás, pelo cerrado, sua história e principalmente pelo seu povo e essa viagem para mim foi muito especial. Tive a oportunidade de andar pelas ruas de pedra por onde Cora vendia seus doces, de ver a paisagem tão bem descrita na maioria de seus poemas e principalmente de voltar no tempo vendo cada detalhe de sua casa com tudo o que a poetisa usava, inclusive suas roupas humildes e os livros que tantas vezes folheou, além de outros lugares históricos que nos fizeram voltar no tempo e reviver a história do Brasil Colonial. Enfim, fiquei encantada com tudo o que vi e conheci, principalmente sobre a história do nosso estado desde o século XVIII.
Agradeço imensamente ao presidente da Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde, professor João Orlando Cruvinel que nos proporcionou esta viagem que nada mais foi que um intercâmbio cultural entre dois municípios que preservam e resgatam a história do seu povo.
Parabéns ao professor João Orlando pela iniciativa e principalmente pelo convite feito a mim e ao meu esposo Jesus Catarino, já pela terceira vez, para fazer parte de mais um importante intercâmbio cultural  que certamente resultará na realização de importantes projetos para a cultura de Rio Verde.  
Eu na janela da casa de Cora Coralina

Eu na janela do Museu das Bandeiras 

Eu no Museu Arte Sacra da Boa Morte com escultura  do século XVIII
de Veiga Vale


Turma da caravana em frente ao Chafariz de Cauda

Eu sentada na cadeira onde Pedro Ludovico Teixeira assinou o decreto em 1937 transferindo a capital para a cidade de Goiânia - Palácio Conde dos Arcos 

Chafariz no Jardim do Palácio Conde dos Arcos

Jardim do Palácio Conde dos Arcos

Eu  e o meu esposo Jesús na Ponte sobre o Rio Vermelho, ao fundo a casa de Cora Coralina

Eu e o Jesús na sacada de uma das janelas da casa de Cora Coralina

Posse da Nova diretoria da ARLAO

No dia 08 de dezembro de 2011 estive presente na cerimônia de posse da nova diretoria da ARLAO (Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios), realizada nas dependências do Rotary Clube de Rio Verde. Esta foi uma noite especial, cujas presenças do prefeito Juraci Martins, do secretário Cairo Fagundes e da Vereadora Maria José muito engrandeceram a solenidade. Houve também momentos de muita emoção quando o então presidente, o professor e escritor Claudino Collet fez seu discurso de entrega do cargo à nova presidente da entidade, a arquiteta e escritora Maria Luiza de Moraes. Tomou posse como vice-presidente, em substituição ao Sr. Filadelfo Borges, o escritor e contista Alaor Braz Vieira dos Reis. 
Durante a solenidade discursaram o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, o escritor Filadelfo Borges, o professor Claudino Collet, o vice-presidente Alaor Braz Vieira dos Reis e a presidente empossada, Maria Luiza de Moraes. Logo após foi servido um delicioso coquetel aos seletos convidados.

Maria Luiza de Moraes e Claudino Collet

Parabenizo a antiga gestão na pessoa do ilustríssimo  professor Claudino Collet, que deixa registrado na história de Rio Verde, seu testemunho de cidadania e amor ao município através dos inúmeros e relevantes serviços prestados a esta sociedade. Parabenizo também a nova presidente, Sra. Ana Luiza de Moraes pelo desprendimento e aceitação diante da missão de conduzir a ARLAO pelos próximos dois anos.