Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Visita à Cidade de Goiás

Justamente durante as comemorações dos dez anos da Cidade de Goiás como Patrimônio Mundial, recebi como presente de Natal, uma inesquecível viagem à Cidade de Goiás. Para mim foi a concretização de uma sonho, afinal desde de comecei a estudar literatura fiquei apaixonada pela obra da Poetisa Cora Coralina e um dos meus sonhos como amante da língua portuguesa e em especial da literatura, era conhecer sua casa e a cidade onde viveu, também por ter vivido ali o renomado escritor goiano e matéria do meu trabalho de conclusão de curso, o escritor Hugo de Carvalho Ramos. Tudo o que já havia lido e visto de imagens sobre esta histórica cidade foi muito pouco diante do que presenciei naquele lugar. 
Sou apaixonada por Goiás, pelo cerrado, sua história e principalmente pelo seu povo e essa viagem para mim foi muito especial. Tive a oportunidade de andar pelas ruas de pedra por onde Cora vendia seus doces, de ver a paisagem tão bem descrita na maioria de seus poemas e principalmente de voltar no tempo vendo cada detalhe de sua casa com tudo o que a poetisa usava, inclusive suas roupas humildes e os livros que tantas vezes folheou, além de outros lugares históricos que nos fizeram voltar no tempo e reviver a história do Brasil Colonial. Enfim, fiquei encantada com tudo o que vi e conheci, principalmente sobre a história do nosso estado desde o século XVIII.
Agradeço imensamente ao presidente da Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde, professor João Orlando Cruvinel que nos proporcionou esta viagem que nada mais foi que um intercâmbio cultural entre dois municípios que preservam e resgatam a história do seu povo.
Parabéns ao professor João Orlando pela iniciativa e principalmente pelo convite feito a mim e ao meu esposo Jesus Catarino, já pela terceira vez, para fazer parte de mais um importante intercâmbio cultural  que certamente resultará na realização de importantes projetos para a cultura de Rio Verde.  
Eu na janela da casa de Cora Coralina

Eu na janela do Museu das Bandeiras 

Eu no Museu Arte Sacra da Boa Morte com escultura  do século XVIII
de Veiga Vale


Turma da caravana em frente ao Chafariz de Cauda

Eu sentada na cadeira onde Pedro Ludovico Teixeira assinou o decreto em 1937 transferindo a capital para a cidade de Goiânia - Palácio Conde dos Arcos 

Chafariz no Jardim do Palácio Conde dos Arcos

Jardim do Palácio Conde dos Arcos

Eu  e o meu esposo Jesús na Ponte sobre o Rio Vermelho, ao fundo a casa de Cora Coralina

Eu e o Jesús na sacada de uma das janelas da casa de Cora Coralina

Posse da Nova diretoria da ARLAO

No dia 08 de dezembro de 2011 estive presente na cerimônia de posse da nova diretoria da ARLAO (Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios), realizada nas dependências do Rotary Clube de Rio Verde. Esta foi uma noite especial, cujas presenças do prefeito Juraci Martins, do secretário Cairo Fagundes e da Vereadora Maria José muito engrandeceram a solenidade. Houve também momentos de muita emoção quando o então presidente, o professor e escritor Claudino Collet fez seu discurso de entrega do cargo à nova presidente da entidade, a arquiteta e escritora Maria Luiza de Moraes. Tomou posse como vice-presidente, em substituição ao Sr. Filadelfo Borges, o escritor e contista Alaor Braz Vieira dos Reis. 
Durante a solenidade discursaram o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, o escritor Filadelfo Borges, o professor Claudino Collet, o vice-presidente Alaor Braz Vieira dos Reis e a presidente empossada, Maria Luiza de Moraes. Logo após foi servido um delicioso coquetel aos seletos convidados.

Maria Luiza de Moraes e Claudino Collet

Parabenizo a antiga gestão na pessoa do ilustríssimo  professor Claudino Collet, que deixa registrado na história de Rio Verde, seu testemunho de cidadania e amor ao município através dos inúmeros e relevantes serviços prestados a esta sociedade. Parabenizo também a nova presidente, Sra. Ana Luiza de Moraes pelo desprendimento e aceitação diante da missão de conduzir a ARLAO pelos próximos dois anos. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Posse na Academia de Letras do Brasil - Subseccional de Rio Verde

No dia 26 de novembro foi realizado em Rio Verde, no Auditório Kléber Reis - anexo da prefeitura, a cerimônia de posse dos novos membros da ALB (Academia de Letras do Brasil) e dos novos membros ao Poeta Del Mundo. A cerimônia foi bastante prestigiada pela população rio-verdense que lotou o auditório e contou com a presença do Secretário Municipal de Comunicação, Sr. Cairo Fagundes, do Secretário de Administração e Planejamento, José Carlos Pimenta Cabral, da vereadora Maria José Guimarães Cabral e do presidente estadual da ALB, Dr. José Farias Nunes que presidiu a cerimônia. 
O presidente da Academia de Letras do Brasil e cônsul dos Poetas Del Mundo em Goiás, José Faria Nunes, em sua fala no encerramento da solenidade de n° 18/2011 da ALB, de instalação em Rio Verde, ressaltou a importância da entidade para o Brasil e para o escritor brasileiro, não só para os autores consagrados como também para escritores e poetas em início de carreira literária. 
O escritor falou também como cônsul dos Poetas Del Mundo em Goiás e Secretário Executivo da Associação Internacional de Poetas Del Mundo, ressaltando que os Poetas Del Mundo encontram-se em cerca de 200 países, com mais de 7 mil membros, dos quais mais de 2 mil no Brasil e aproximadamente 50 em Goiás.



 Eu, a vereadora Maria José e a confreira Maria Luíza
 O confrade Adelício Ala declamando uma poesia
 Ana Luíza de Lima, presidente da ALB (Subsecção de Rio Verde-GO), o presidente estadual Dr. José Farias e o confrade Diácono Valdir Alves
 A confreira Khárita Rejane falou em nome dos empossados 
 Foto oficial dos membros empossados e autoridades 
Ana Luíza de Lima, presidente da ALB - Rio Verde, Dr. José Farias, presidente estadual da ALB, o confrade Valdir Alves e eu recebendo uma homenagem por contribuir para a divulgação da cultura na cidade de Rio Verde





Diocese de Jataí tem novo padre

Nossa sociedade capitalista e individualista prega valores até então contrários aos ensinamentos cristãos que recebi desde a infância. Infelizmente hoje nossos jovens são incentivados a buscar uma formação profissional que lhes traga sucesso financeiro. As famílias nem sempre estão preocupadas com a satisfação pessoal ou promoção humana que os seus filhos poderão ter e também levar à sociedade; pensam que o mais importante é ganhar dinheiro e obter sucesso no setor econômico mundial. Ingenuamente esperam que os seus filhos possam progredir financeiramente, sem contudo, pensar que o dinheiro não é tudo na vida. Convenhamos que este é muito bom e necessário, obter sucesso profissional e destacar entre grandes empresários com certeza é muito gratificante e pode resultar em uma vida mais digna. No entanto, o sucesso financeiro e a riqueza acumulada não trazem felicidade quando não são partilhadas, quando o egoísmo, consumismo e o poder sobrepõe ao ser. 
A felicidade faz parte de nossas vidas quando compartilhamos nossas alegrias, quando dividimos nossos dons e principalmente quando colocamos esses mesmos dons a serviços das pessoas que deles necessitam.
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus e esse Deus através de seu filho Jesus Cristo deixou bem claro que precisamos amar, acolher e servir sempre. Durante sua última ceia Jesus se prostrou diante dos discípulos e lavou os seus pés, num gesto de humildade que nos propôs como caminho para a felicidade.
A vocação sacerdotal e religiosa nada mais é que um serviço de amor ao próximo. Quando vemos jovens deixar o conforto de seu lar, deixar as baladas, os amigos de festas, os namoros e se entregar inteiramente aos estudos, a meditação e principalmente ao serviço da comunidade, percebemos que ainda há na juventude, a ânsia de ver um mundo melhor, um mundo evangelizado e quando esses jovens aprendem a escutar a voz de Deus e se deixam conduzir pela vocação, é motivo de festejar, de nos alegrar em saber que o mundo, carente de Deus, ainda pode contar com a vitalidade da juventude para transformar as estruturas de pecado em vida e esperança.
No último dia 26 de novembro participei da ordenação de mais um padre na Diocese de Jataí-GO. Na ocasião foi ordenado o jovem Helenivaldo, natural de Doverlândia-GO e que cresceu em Santa Helena de Goiás. Helenivaldo foi ordenado pelo bispo diocesano Dom Majella, na Catedral Divino Espírito Santo de Jataí. Durante a celebração que contou com a presença de caravanas de várias cidades da diocese, fiquei emocionada em ver a alegria daquele jovem e sua vontade em servir o povo de Deus. 
Para nós, católicos da Diocese de Jataí é motivo de muita alegria e de ação de graças por mais um sacerdote nesta diocese tão imensa e necessitada de novos pastores.
Padre Helenivaldo, que Deus o proteja sempre e o ilumine para que possas ser feliz e fazer as pessoas felizes com o seu trabalho.
 Padre Helenivaldo durante seus agradecimentos à Diocese e Jataí 
 Vista parcial da Catedral durante a celebração

Eu e Dom Majella, bispo diocesano, no final da missa - fundos da Catedral 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Posse na Academia de Letras do Brasil

A posse dos novos acadêmicos na ABL (Academia de Letras do Brasil)  no último dia 26 de agosto realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Goiânia foi um momento ímpar. Os novos acadêmicos, entre os quais me incluo, ficaram emocionados com o convite feito pela presidente da ABL - Rio Verde, a escritora Ana Luíza. Entre os empossados estavam vários amigos como a Professora Ana Cláudia Garcia Carvalho, o contista Alaor Reis, a professora Nilda Barros, a professora Zilda Mendonça, entre outros escritores que elevam o nome de Rio Verde através de suas obras literárias.
Parabenizo a todos que foram empossados e espero fazer jus ao título de acadêmica da ABL.
 Ana Cláudia e eu antes da cerimônia de posse
O escritor Robson, professora Ana Cláudia, eu e jornalista Regina Guanaes

 Eu e o escritor Alaor
Representante do Governador Marconi Perillo, Dr. José Faria e Eu

 Eu, Ana Cláudia e Zilda Mendonça
   Eu e o presidente da ALB, Dr. Mário Carabajal

segunda-feira, 25 de julho de 2011

20 de Julho - Dia do Amigo

Dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo e nada mais justo que destacar este valioso sentimento nesta data. Somos agraciados por Deus por tantos amigos conquistados ao longo dos anos, amigos estes que nos trouxeram e trazem momentos de muitas alegrias, confiança e uma riqueza imensa que jamais poderia ser substituída por qualquer outro bem material.
            Os amigos vão e vêm e deixam suas marcas na confiança em nós depositada, no carinho e compreensão e na valorização do nosso trabalho. Só nos realizamos a partir da presença dos amigos em nossa caminhada, são eles que completam nosso trabalho e que nos estimulam a crescer. Infelizmente a TV, a Internet e os avanços tecnológicos nos impedem de tirar mais tempo para sentar e conversar frente a frente com nossos amigos. Sentimos falta dessa convivência pessoal, afinal, o MSN, o FACEBOOK, o ORKUT, o TWITTER o BLOG e outros mecanismos de comunicação acabam nos distanciando ao mesmo tempo em que nos une através das palavras escritas ou do som de nossas vozes, mas o toque, o abraço, o olhar, estes jamais poderão ser substituídos, pois temos necessidade de sentir o calor uns dos outros, de sorrir juntos, de contar uma piada, ouvir e ver o sorriso de um amigo.
            Esperamos, mesmo com nossa comunicação diária via internet, continuar mantendo nossas amizades pessoais, nos encontrando para debater ideias, trocar um abraço, um aperto de mão e assim sentir o calor humano, incapaz de ser substituído pelo frio computador ou telefone. Apesar de não poder vê-lo sempre que bater a saudade, continuo a lhe enviar minhas mensagens, sejam como informação ou formação, através deste blog elaborado especialmente para nos aproximar, já que o nosso tempo é tão curto para estreitar nossos laços de amizade. Continuamos multiplicando nossas amizades, mesmo sem sentir pessoalmente o seu calor, mas através de suas opiniões depois de ler esta página.
Cito aqui as palavras de Érico Veríssimo: “As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.”                                                                                                                     
Aos meus amigos, um grande abraço!    

Nada melhor que estar ao lado dessas amigas

2º Festival Gastronômico de Rio Verde

                                           A Secretária Lúcia durante a apresentação do evento


                                           Chefe de cozinha prepara prato diante do público

                                           Jurados do festival gastronômico ao lado da Secretária de Turismo


                                          CTG - Local do evento lotado durante toda a semana


                                          Jurados do festival de música


                                           Eu na entrada do salão decorado com abóboras

Pe. Ferreira e eu no lançamento do festival no Palácio das Esmeraldas em Goiânia-GO

    Foi um grande sucesso o 2º Festival gastronômico de Rio Verde. Sob a batuta da guerreira Lúcia Michalkzic, o evento bombou. Foi uma semana de ótima oportunidade para que as pessoas da cidade de Rio Verde e visitantes (já que o evento aconteceu durante as férias) pudessem aproveitar para curtir uma boa música e ao mesmo tempo apreciar saborosos pratos preparados especialmente para a ocasião. Um dos ingredientes principais da culinária apresentado no festival foi a abóbora, isto porque a cidade de Rio Verde é conhecida por muitos por Rio Verde das Abóboras e também por receber, quando foi fundada, o nome de Arraial das Abóboras.
      Eu estive presente em uma noite do evento, gostaria de ter participado de todas, mas pelo pouco tempo de fiquei no CTG, onde aconteceu o festival, me diverti muito, encontrei vários amigos e saboreei um delicioso prato preparado pelo chefe do restaurante do Canadá Hotel, cujo nome era: Steack au Sauchê de Cabotiá, prato que ficou em segundo lugar na classificação final.
      Parabéns à Secretaria de Turismo de Rio Verde e à ACIRV pelo grande evento. Torço para que no ano que vem o 3º Festival seja tão bom quanto este.  


terça-feira, 19 de abril de 2011

Páscoa

Esta semana trazemos à memória a paixão de Jesus Cristo, sua via-sacra, ou seja, o caminho sagrado pelo qual Ele percorreu até sua morte na cruz. A começar pelo Domingo de Ramos, quando Jesus entra triunfante em Jerusalém, até sua morte, culminando com a Ressurreição. Todo este caminho revivido por nós cristãos, tem um único objetivo, levar à ressurreição, a Páscoa de Jesus. Jesus ressuscita e nos deixa o exemplo de renúncia, serviço, amor, aceitação da cruz que o conduz à ressurreição.
Sem a ressurreição de Cristo nossa fé seria em vão, pois toda a vida de Jesus tem seu ápice na ressurreição, na passagem da morte para a vida e é com a Ressurreição que Jesus comprova todos os seus ensinamentos, e entre estes o maior deles, o amor.
Portanto, a Páscoa é a festa do amor, da transformação e da vida nova. Com a Ressurreição toda a humanidade reconheceu que Jesus Cristo era realmente o filho de Deus e com seu testemunho, também busca dia a dia a ressurreição, o Reino definitivo.

Uma feliz e santa Páscoa a todos!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Formatura de Letras

Nossa formatura no curso de Letras da Fesurv realizada em janeiro de 2011 foi um evento mágico. Desde a aula da saudade até o baile, tudo foi perfeito e com certeza ficará na memória de todos nós que estudamos estes longos anos e tanto nos dedicamos para atingir nosso objetivo. Como oradora, senti que as palavras quase que me fugiram quando estava diante da turma, familiares e amigos, mas valeu a pena, consegui expressar meus sentimentos e falar em nome dos colegas que me confiaram esta missão. Confira vendo algumas fotos dos eventos.

                                     Lexandra, Josiane, Carmeluce, Mileidy, Gracielha, Kamila e Oníria
                        Lucileide, Lexandra, Josiane, Carmeluce, Mileidy, Gracielha, Kamila e Oníria
                                        As três turmas: Letras, Matemática e Secretariado Executivo
                                          Colação de grau - homenagem da família
                                           Colação de Grau
                   Colação de Grau - Eu ladeada pelos meus irmãos: Luiz, Eurides, Onilda e Sirley
                                                        Eu e meu pai Adelidio durante o baile

domingo, 23 de janeiro de 2011

Emoções Finais

Depois das provas finais e do "temível TCC", conseguimos vencer todas as dificuldades e atingir as médias exigidas pela FESURV, concluindo assim, nosso tão almejado curso, Letras. Foi maravilhoso e uma experiência que ficará para sempre em nossa memória, afinal somos agora professoras habilitadas em língua portuguesa e Inglesa.
Não foi fácil chegar até aqui e certamente precisaremos nos aperfeiçoar em uma determinada área do ensino de línguas, seja em literatura, gramática  ou língua portuguesa, mas já estamos preparadas para enfrentar a sala de aula e colocar em prática o que aprendemos com excelentes profissionais ao longo destes três anos.
Agora estamos vivendo as emoções da formatura, tivemos nossa aula da saudade e vem por  saí, na semana que se inicia, o culto ecumênico, a festa a fantasia, colação e baile. Muitas emoções nos aguardam.
Aos nossos professores, o nosso muito obrigada! E às colegas.... Se prepare, vai ser muita emoção....

Aguardo todos vocês, colegas e amigos nos eventos desta semana!

Ao bom Deus rendo graças pelo milagre da vida e pelas conquistas que só são possíveis graças à sua  ação.

Veja as últimas fotos que marcaram o meu final  e início de ano, são momentos inesquecíveis ao lado da família e colegas de faculdade.

                                                  Casamento da Sara e Fabiano - 08/01/2011
                                                    
                                                         Eu e meu esposo Jesus Catarino

Fotos dos eventos da formatura:

Culto Ecumênico

Festa à Fantasia




Plantio de árvore