Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cenas Urbanas - Sinismo


Ficar por alguns minutos sentada em frente a minha casa observando o movimento na rua me proporcionou a observação de mais uma cena urbana interessante.
            É incrível como as pessoas conseguem burlar as leis de forma tão cínica e ainda se convencer e tentar convencer os outros de que está agindo de forma correta. Explico, é que enquanto estava sentada tranquilamente em uma cadeira de fios em frente de casa, um senhor que aparentava uns quarenta anos em uma moto em alta velocidade fura a sinalização ignorando o PARE bem diante dos meus olhos (se bem que este, para minha alegria, não percebe a minha presença) e bate de frente com um veículo que transitava pela preferência. Não sei como aquele homem, provavelmente funcionário de alguma empresa que fazia alguma entrega, usando um uniforme de cor clara, bem limpo e passado, conseguiu pular tão rápido da moto e não se ferir já que a moto ficara destruída com a batida. O condutor do outro veículo, uma PARATI, já idoso, juntamente com um jovem, provavelmente seu filho sai imediatamente do carro e vai em socorro ao motociclista que se mostra irritadíssimo e muito agressivo.
As discussões começam e o motociclista insiste em afirmar que estava correto, que o motorista do carro de passeio o tingiu de forma violenta, que este estava correndo muito, que deveria ter observado a esquina... Entre outras alegações que sempre surgem nestas horas, vindas de uma pessoa muito esperta e com grande capacidade de convencimento, porém, este nada diz em relação a sua atitude de cruzar a rua sem a mínima atenção à sinalização, ao contrário, se faz de vítima e acaba marcando hora e local para receber “seus direitos”, ou seja, o conserto de sua moto.
Pelo grande poder de persuasão, aquele motociclista não permite que a polícia seja chamada, alegando que não ficaria bem para o outro motorista, que seria mais um transtorno para ambos e outras alegações que acabam convencendo o motorista da PARATI, a essas alturas atordoado com o discurso do motociclista e sem argumentos, que é o único responsável pelo sinistro.
            Fiquei, da minha cadeira observando a cena e pensando: Como esse moço pode ser tão cínico, a ponto de deixar o outro preocupado com os estragos da moto e ainda com suas reclamações infundadas e mesmo desrespeitando a sinalização insistia em acusar o outro, dizendo que este estava errado, fazendo-se de vítima. Fiquei imaginando o que leva o ser humano a mentir, enganar as pessoas e ao mesmo tempo se fazer de vítima para tirar proveito de situações absurdas. Que capacidade tem o homem de burlar leis, subornar e continuar agindo como se fosse a pessoa mais honesta do mundo!
            Às vezes me pego pensativa, triste e até mesmo frustrada diante de comportamentos humanos que envergonham. Não digo isso só em relação a pessoas desconhecidas ou que não fazem parte da minha convivência, mas em relação aos meus filhos, ao meu esposo, irmãos, amigos e até mesmo em relação a mim mesma, quando eu também tento enganar-me maquiando certas situações por medo e insegurança humana e as vezes até para levar alguma vantagem.
            Penso em como é difícil ser verdadeiramente honesta e temente a Deus em um mundo onde a honestidade é sinônimo de covardia, o pecado é algo ultrapassado e invenção de pais rigorosos ou de padres e pastores. Parece que os valores a cada dia vão se diluindo, se evaporando e se distanciando cada vez mais de nossas vidas e para nossa preocupação, estes têm sido substituídos pela esperteza, pela “inteligência” e pela capacidade de se safar de situações constrangedoras.
            Quisera eu nesta semana ter visto nas ruas de nossa cidade cenas bem mais agradáveis e belas do que as que estão se tornando comuns, como a falta de cordialidade, o mal humor, a pressa e principalmente o egocentrismo que a cada dia parece fazer parte do cotidiano dos rio-verdenses.
            A cada dia surgem diante dos nossos olhos cenas inéditas e que merecem registro, oxalá nos próximos dias, estas me chamem atenção pela caridade, amor e melhores atuações por parte dos protagonistas dessas incríveis e inéditas cenas urbanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário