Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Feiras Livres - Encontro de Diversidades


            Durante uma caminhada pelo bairro próximo ao meu vi uma grande movimentação de pessoas que buscavam espaço para estacionarem seus carros, outros caminhavam rapidamente segurando pelas mãos os pequenos enquanto logo adiante, na praça do bairro, centenas de pessoas se aglomeravam em frente às barracas escolhendo as frutas e verduras de melhor qualidade e de vez em quando parando em algumas das barracas para matar a fome com os churrasquinhos feitos ali mesmo.
            Em meio a agitação, uma cena, entra tantas me chama a atenção, a disposição de um adolescentes que atendia os fregueses na barraca de churrasquinho. Aquele adolescente, atento a todos e principalmente às ordens do patrão, no caso, poderia ser seu pai, ou irmão, não importa, o que me chamou a atenção foi o jeito que aquele menino atendia as pessoas, ele parecia não se cansar e  cada um que se aproximava e pedia um churrasquinho ou um refrigerante, rapidamente o garoto se virava e com muita disposição atendia a todos com educação e presteza. Se virava de um lado, do outro e ao mesmo tempo anotava todas as vendas, controlando o fluxo de caixa daquele pequeno negócio.
            Por alguns instantes me encontrei pensando naquele jovem, em seu futuro e principalmente no presente, quando ao invés de  estar nas ruas correndo o risco de se envolver com drogas ou com outro tipo de atividades que poderia prejudicar o seu futuro, aquele adolescente estava alí, trabalhando e mostrando habilidade num pequeno e humilde negócio, uma simples barraca de churrasquinho numa feira livre.
            Vi naquela feira livre, pessoas de todos os níveis sociais, gente que estava alí buscando o sustento de sua família, outros encontrando amigos e muitos fazendo suas compras ao ar livre, em meio àquela multidão, com crianças nos braços ou empurrando carrinhos de bebê e ainda fazendo daquela ação, um tempo para descontração e para estar entre as pessoas, fazer também parte da aglomeração. 
Desde o ano passado a população de diversos bairros de Rio Verde está tendo a oportunidade de fazer a feira de maneira mais cômoda. Em diversos setores da cidade estão sendo realizadas feiras livres, onde são oferecidos produtos hortifrutigranjeiros, confecções, artesanatos, e barracas com atrativos que atraem os visitantes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário