Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre ícone do humor brasileiro



Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, nascido no dia 12 de abril em Maranguape-CE, conhecido por Chico Anysio morre aos 80 anos.
“No humor todos nós somos insubstituíveis.” Chico Anysio
            
            Sexta-feira, 23 de março, dia triste para todos nós brasileiros, hoje morreu aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Um homem que superou humoristas, atores e escritores brasileiros. Chico Anysio foi um artista completo, foi comediante, ator, pintor, diretor e escritor, conhecido como o homem das mil faces, ele encarnou personagens diversificados, desde mulheres a idosos, gurus, cantores e tantos outros. Quem não se lembra do Pantaleão, Alberto Roberto, Canavieira, Baiano e Novos Caetanos, Roberval Taylor, Salomé de Passo Fundo, Popó, do inesquecível Professor Raimundo e tantos outros? 
              Cresci vendo os programas de Chico Anysio na TV. Desde que compramos nossa primeira TV em 1973, eu  e toda a minha família assistíamos ao programa do Chico Anysio e ríamos muito juntos, seus personagens era muito engraçados. Meu pai adorava o Pantaleão e sempre que ia confirmar alguma coisa com minha mãe ele usava a frase do personagem: "Verdade Terta?" 
            Chico Anysio foi o melhor humorista dos últimos anos e sempre respeitou todos os humoristas, não só os respeitou como valorizou muitos destes e os resgatou como pudemos ver na Escolinha do Professor Raimundo quando Chico Anysio reuniu vários humoristas que nem sempre eram valorizados ou que estavam desempregados. O humorista foi, neste papel, uma ponte para promover tantos outros humoristas brasileiros.
            O país perde um humorista completo e muito além em talento, incomparável aos humoristas atuais que não têm nada de humoristas, ao contrário a maioria fazem um humor preconceituoso e em nada se assemelha ao talento de Chico. Nenhum ator até hoje conseguiu criar tantos personagens e foi tão completo. Esse grande ícone brasileiro certamente continuará na memória de todos os brasileiros e como todo artista e escritor torna-se imortal a partir de suas obras, Chico Anysio é imortal.
            Quem pôde ajudar, Chico Anysio ajudou, como na Escolinha do Professor Raimundo, onde ele encontrou lugar para aqueles que estavam esquecidos ou abandonados e tantos outros humoristas que o teve como modelo, a exemplo de Renato Aragão e muitos outros, principalmente humoristas nordestinos que foram discriminados, mas que encontraram em Chico um amigo e exemplo. Os livros escritos por este humorista são obras lidas no país inteiro e seu talento ultrapassa gerações.
            Deus, na sua infinita misericórdia certamente teve compaixão deste grande artista brasileiro e o levou na manhã de hoje, depois de muitos meses de sofrimento com sérios problemas de saúde. Chico Anysio foi submetido a uma cirurgia no pulmão para retida de sangue acumulado, isso depois de 110 dias internados e 70 dias no CTI, além de muitos dias em coma induzido, Chico era fumante e seus problemas graves de saúde tiveram início em 2009. Hoje pela manhã Chico sofreu duas paradas respiratórias e não resistiu a tantos problemas físicos, acabando por falecer neste dia. No dia 12 de abril deste ano Chico Anysio completaria 81 anos.
            O humorista teve oito filhos, foi casado várias vezes e se superou em talento, provando o talento dos nordestinos, foi um gênio da interpretação e sempre fez humor com cunho social, tendo a situação dos brasileiros, as críticas políticas e grandes problemas sociais como inspiração para seus personagens e piadas, foi talentoso e ao mesmo tempo crítico e denunciador das injustiças; gravou 11 discos, foi precursor do vídeo tape, o seu livro “Como Segurar um Casamento” foi polêmico e uma grande obra. Sem ofender ninguém e com muita sabedoria, este humorista foi e continuará sendo um mestre para muitos outros artistas brasileiros, principalmente para os humoristas.
            Chico Anysio descansou, mas certamente continuará fazendo muita gente rir com seus personagens que certamente serão imitados e lembrados por muitas gerações futuras.
            Aplausos para este grande e talentoso homem que parte para um plano superior onde continuará brilhando, não mais como estrela da tv, teatro ou cinema, mas como uma estrela no imenso céu do Brasil.


"E o salário ó........!!!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário